Dicas de bordo

- ÁGUA: Ninguém vive sem.
Portanto traga sempre na bolsa sua garrafinha ou garrafão, e abasteça-os nos bebedouros que encontrar durante a viagem. Hotéis costumam cobrar R$ 3,50 por 497 mL (é isso mesmo! Algumas marcas fazem economia de 3 mL por garrafa) do líquido precioso. E na hora da sede, quem é que não vai pagar?
Quando chegar no seu destino, se não tiver galão de água disponível, não esqueça: corra até o supermercado mais próximo e compre logo 5 L, abastecendo aos poucos sua garrafinha, pra não passar sede.


-MALAS: Com ou sem alça. Incômodas porém necessárias.
Numa viagem em grupo, é possível despachar as malas dividindo os pesos entre todos, que é uma boa alternativa para que ninguém pague excesso de bagagem. Fique atento(a) aos números/nomes que correspondem a cada mala. Isso facilita a identificação e busca, em caso de extravio. Mas atenção: essa coletivização de bagagens só deve ser feita se você confia totalmente nas pessoas do grupo.

Viajando com bagagem para dois meses, percebemos que vale a pena ter menos roupas, menos peso e lavar algumas peças eventualmente. Lavar roupas acaba sendo inevitável.

Uma alternativa que encontramos para diminuir o peso das malas, foi ter apenas um shampoo e condicionador por quarto, já que dividimos o quarto.

Uma forma prática de arrumar as malas, tem sido concentrar os sapatos numa mala, as embalagens de limpeza/banheiro em outra e as comidinhas que sempre levamos também todas juntas em uma bagagem de mão. As roupas de cada uma em suas respectivas malas.


-Quando bate a fome...
Sobre comidas, tem sido bem importante ter sempre uma alternativa frugal nas mãos. Muitas horas com fome nos aeroportos podem nos falir. As comidas de aeroporto são muito caras e muito pouco nutritivas.

Em todas as viagens que fizemos perto da hora do almoço, foi melhor almoçar cedo – ainda que 11h da manhã – do que passar o dia com lanchinhos de avião e aeroporto.

-Sobre descomer...
Prepare-se para usar qualquer banheiro! disponibilidade e boa vontade são fundamentais para não ficar enfezada(o) durante a viagem.

-Objetos extra
Nem sempre os hotéis tem tomadas suficientes para tudo o que precisamos, por isso andamos sempre com Ts (benjamins) na bolsa.

Se a sua viagem exige muitos registros de áudio-visual, como a nossa (estamos fazendo muitas filmagens), vale a pena ter contigo um HD externo. Se você ainda não tem um, escolha um modelo que funcione com a energia do próprio computador e não precise de alimentação externa.

Com muita bagagem e material cênico de dois espetáculos, foi necessário dividir responsabilidades com a organização e cuidados com os materiais: apos cada desmontagem, cuidamos da volta dos materiais e figurinos aos cases, de acordo com a lista de volumes. É necessário um check list e atualização das peças em cada case, antes de despachar a bagagem para a transportadora.

Cases para a bagagem cênica que viajam a cada 3 dias são importantes e precisam ser resistentes.