Conexões Criativas


Esta página pretende divulgar reflexões, relatos de alunos da oficina conexões criativas e a filosofia de trabalho do grupo, no manifesto abaixo. Serve também como um espaço de discussão para quem quer continuar conversando sobre os espetáculos, sobre o trabalho da SUA CIA, sobre dança, arte, escolhas cênicas, filosofia, questões pedagógicas e todo o tipo de conexão criativa. 





DEPOIMENTOS DE PESSOAS QUE PARTICIPARAM DAS OFICINAS CONEXÕES CRIATIVAS 
com Clara F. Trigo.


"Foi algo diferente para mim, não me lembro de ter transformado movimento em palavras e vice-versa. Achei interessante e complexo por ser algo distante da minha atual realidade. Valeu!" 
Carolina Podboy - Uberaba - MG
 
"A oficina conexões criativas é rica em todos os seus detalhes e para um público que não é focado só para bailarinos, essa conexão com diversas áreas achei muito interessante. Uma palavra usada: sem censura - achei de extrema importância pensar sobre isso; fazer tradução daquilo que a gente vê em palavras/movimento - quero praticar mais isso." 
Letícia Cordeiro, Vitória - ES

"[a oficina] Contribuiu para novas abordagens criativas e também as relações de conhecimentos, estímulos para a exploração corporal e da imaginação. Eu aproveitei muito a oficina, desde conhecer processos que se aproximam do que pesquiso até novas possibilidades que posso agregar à minha trajetória" 
Fernanda Stein, Londrina - PR
"[a oficina] Contribuiu para que eu possa daqui pra frente me disponibilizar mais aos estudos referentes ao nosso corpo, transmitindo aos meus alunos e amigos o quão o conhecimento do eu é importante não somente para a dança mas sim para a vida... A oficina foi ótima, abrindo meus caminhos para uma reflexão mais profunda sobre as artes principalmente sobre a dança em si
Edson Biage (Birão), Cornélio Procópio - PR

"Aprendi que movimento-pensamento-sentimento é definitivamente a mesma palavra. O ser humano deve explorar mais seus movimentos para auto-conhecer-se. Foi maravilhoso - de verdade - um grande aprendizado. Sugiro que venham mais vezes."
Karen Alves, Jacarezinho - PR



O Jogo de combinações de palavras traduz meu método de criação de movimento ou é uma tradução dele...
As articulações são as palavras. Elas já estão cheias de sentidos. Combinadas, transformam os sentidos habituados.
Quando será que paramos de nos permitir mover e conhecer/entender o mundo a partir do corpo? Será que é quando aprendemos que xixi e coco só  pode na latrina? Será que é quando aprendemos que não pode peidar e arrotar na frente dos outros? Será que a possibilidade de sabedoria corporal está diretamente relacionada aos nossos sistemas digestivos? Será que bloqueamos as conexões pensamento-sentimento-movimento na hora que aprendemos sobre adequações sociais, roupas que servem para cada momento, atitudes adequadas? Me pergunto essas coisas...
por Clara F. Trigo, 28/05/10

MANIFESTO CONEXÕES CRIATIVAS

Conexões criativas nomeia um método de trabalho e maneiras de olhar o mundo. É o resultado-síntese de um novo olhar lançado sobre um tipo de fazer artístico que está no mundo e pressupõe ampliação de interesses e competências, reciclagem, retroalimentação, reinvenção de linguagens, trânsito constante e auto-didatismo, porque não existem maneiras preestabelecidas de conectar criativamente.
É preciso ter muitas maneiras de tragar o mundo.
Aspirar, olhar, tocar...
Todos os verbos dos sentidos podem corroborar o fazer conexões criativas.
Trabalhar com Conexões Criativas significa assumir como filosofia de trabalho a satelinização constante, a sabedoria dos sensasonhos, o desejo pelas mesclas procurando ouvir os perfumes do sol*; o enlace constante das idéias e seus desdobramentos criativos em vários formatos. Significa diluir fronteiras, dissolver certezas. Significa provocar inevitáveis e positivas contaminações; buscar ligas, elos, emendas e caminhos; criar pontes entre pessoas e conhecimentos, recriar maneiras; reinventar o uso de coisas comuns; assumir o compromisso com a ampliação das capacidades; assumir o compromisso com o labor político; jogar com ambigüidades; encontrar infinitos em espaços limitados; tecer relações como um costureiro eternamente obstinado; oferecer muitos pontos de vista a si mesmo e ao mundo; encontrar o que não existe, fazer existir a partir da procura criativa; reverberar idéias pra muitos usos; viajar para a infância; colocar-se em outras posições para ver o mundo, estranhar as regras prontas; envolver-se com todas as etapas da produção de uma obra, com a produção artística em distintas linguagens; ter noção do infinito a partir da criação; relativizar o que se vê; exercitar a sensibilidade, ter porosidade; deslocar o costumeiro para o extraordinário.
Reconhecer-se fazedor de Conexões Criativas libera artistas e público da expectativa que delimita a atmosfera da dança, do teatro, da literatura, das artes visuais, da música, da fotografia e outras linguagens. O território das conexões criativas é necessariamente o da interseção, por tudo o que esse termo permite caber, pela pluralidade. Falar de Conexões Criativas vai sempre nos puxar para o plural.


*Quero ouvir os perfumes do sol – Manoel de Barros.

Nenhum comentário: