quinta-feira, 2 de julho de 2009

MANIFESTO CONEXÕES CRIATIVAS

Conexões criativas nomeia um método de trabalho e maneiras de olhar o mundo. É o resultado-síntese de um novo olhar lançado sobre um tipo de fazer artístico que está no mundo e pressupõe ampliação de interesses e competências, reciclagem, retroalimentação, reinvenção de linguagens, trânsito constante e auto-didatismo, porque não existem maneiras preestabelecidas de conectar criativamente.
É preciso ter muitas maneiras de tragar o mundo.
Aspirar, olhar, tocar...
Todos os verbos dos sentidos podem corroborar o fazer conexões criativas.
Trabalhar com Conexões Criativas significa assumir como filosofia de trabalho a satelinização constante, a sabedoria dos sensasonhos, o desejo pelas mesclas procurando ouvir os perfumes do sol*; o enlace constante das idéias e seus desdobramentos criativos em vários formatos. Significa diluir fronteiras, dissolver certezas. Significa provocar inevitáveis e positivas contaminações; buscar ligas, elos, emendas e caminhos; criar pontes entre pessoas e conhecimentos, recriar maneiras; reinventar o uso de coisas comuns; assumir o compromisso com a ampliação das capacidades; assumir o compromisso com o labor político; jogar com ambigüidades; encontrar infinitos em espaços limitados; tecer relações como um costureiro eternamente obstinado; oferecer muitos pontos de vista a si mesmo e ao mundo; encontrar o que não existe, fazer existir a partir da procura criativa; reverberar idéias pra muitos usos; viajar para a infância; colocar-se em outras posições para ver o mundo, estranhar as regras prontas; envolver-se com todas as etapas da produção de uma obra, com a produção artística em distintas linguagens; ter noção do infinito a partir da criação; relativizar o que se vê; exercitar a sensibilidade, ter porosidade; deslocar o costumeiro para o extraordinário.
Reconhecer-se fazedor de Conexões Criativas libera artistas e público da expectativa que delimita a atmosfera da dança, do teatro, da literatura, das artes visuais, da música, da fotografia e outras linguagens. O território das conexões criativas é necessariamente o da interseção, por tudo o que esse termo permite caber, pela pluralidade. Falar de Conexões Criativas vai sempre nos puxar para o plural.


*Quero ouvir os perfumes do sol – Manoel de Barros.

Nenhum comentário: